17 coisas que a pessoa com ansiedade que você ama gostaria que você soubesse.





Primeiramente gostaria de ressaltar que esse artigo não foi escrito por mim, mas sim por Robyn Reisch, no site I <3 Heart Intelligence, que aborda o tema dos transtornos mentais. Eu apenas o traduzi e postei no blog. Não tenho crédito algum por ele, além da tradução.


A ideia de traduzir foi justamente para as pessoas que não possuam domínio do idioma inglês possam ler e se identificar, sendo elas possuidoras de transtornos de ansiedade ou tendo familiares/relativos que possuam e possam compreender o que se passa conosco.

Esse artigo foi muito esclarecedor e talvez se eu tivesse lido há algum tempo, possivelmente alguns relacionamentos, sejam eles românticos ou de amizade, teriam durado mais. Não se trata apenas de apontar para o outro e falar que precisamos ser entendidos e tudo ficará bem; também temos que nos conscientizar da nossa situação, buscando tratamento que nos auxilie a alcançar uma melhor qualidade de vida, possibilitando (e SEI como é difícil) mudar de atitude, ou pelo menos reduzir tais comportamentos. Sempre que leio esse artigo me emociono muito, e queria muito que as pessoas que eu já me relacionei também lessem e pudessem compreender só um pouquinho.

Se você acredita que apresenta quadro de ansiedade ou depressão, é de EXTREMA importância que procure ajuda psicológica. Podemos melhorar sim a qualidade de vida e aprender a conviver e amansar esse animal que vive dentro de nós e a todo momento quer sair destruindo o sofá da sala.

Bem, vamos ao artigo, traduzido e adaptado por mim.

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Amar uma pessoa com ansiedade pode ser confuso, frustrante e até mesmo assustador algumas vezes. Não é uma coisa fácil a se fazer. Porém, como em qualquer amor retribuído, é muito recompensador.

Você ama alguém com ansiedade?

Aqui estão 17 coisas que essa pessoa gostaria que você soubesse:

1 01) Significa MUITO quando você nos escuta sem julgamentos. Nós sabemos que nossos medos nem sempre fazem sentido. Quando você permite que falemos deles, está nos ajudando a entender nosso transtorno.

1 02) Se você notar alguma coisa – um cheiro, uma ação, um lugar – que parece acalmar nossa ansiedade, fale. As vezes não notamos, e necessitamos utilizar todos os recursos que conseguimos.

1 03) As vezes nos sentimos confortáveis em lugares estranhos. Não julgue as coisas que nos passam segurança. Nos incentivem a sermos nós mesmos, livres da culpa.

1 04)  Podemos dar soluções para você nos ajudar em crises de ansiedade. Porém, não é uma boa nos perguntar justamente no meio delas. Converse conosco em momentos calmos.

1 05)  Sabemos que às vezes somos inconvenientes e inconstantes. Não precisa nos lembrar. Estamos sempre nos punindo por isso.

1 06)   Nos sentimos terríveis quando estamos frustrados e descontamos em você. Não é sobre você. É sobre nós.

1 07) Sua calma nos ajuda e muito. Precisamos de estabilidade quando estamos surtando. Seu comportamento pacífico é tranquilizador.

1 08)  Nossa superatenção e vigilância nos deixam cansados rapidamente. Às vezes precisamos de mais quietude e descanso que as outras pessoas.

1 09)  A ansiedade não nos torna estúpidos ou infantis. Mesmo em momento de crises, falando conosco de forma idiota e infantil não ajuda. É irritante e condescendente.

1 10) Amamos quando você nos mostra exercícios de respiração, técnicas de flexibilidade e novas maneiras de pensar que combatem a ansiedade. Mesmo que não funcionem, esse simples gesto mostra que você está do nosso lado.

1 11)  Nossa tendência de pensar sobre tudo (overthink) pode ser uma benção e uma maldição.

1 12) Aceitamos o fato de você não entender nossa ansiedade. Nós também não a entendemos.

1 13) Entendemos que a ansiedade não é lógica. Porém, é um problema físico e tratado com medicamentos. Não responde a fatos. Não podemos deixar de pensar e sentir, embora gostaríamos e muito que isso fosse possível.

1 14) Queremos que você se cuide. Precisamos que você esteja bem.

1 15) Apreciamos sua paciência. Sabemos que não é fácil.

1 16) Logicamente, não morreremos de um ataque de pânico. Mas no momento, parece que realmente iremos! Um ataque de pânico é uma experiência dolorosa e aterrorizante. Parece o fim do mundo.

1 17) Com cuidados próprios, determinação e trabalho duro, somos capazes de tudo.

“Ansiedade é o grande assassino do amor. Ela faz os outros sentirem como se você fosse um homem se afogando agarrado a elas. Querem salvá-lo, mas sabem que serão sufocadas no momento do pânico e se afogarão junto”, escreveu Anais Nin. Pessoas que escolhem permanecer ao lado de quem tem ansiedade são corajosas. Amar alguém com ansiedade requer força, compaixão e a coragem de escolher o amor ao invés do conforto.

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Esse texto me emociona muito, de verdade.

O artigo original pode ser encontrado em:
https://iheartintelligence.com/2017/02/17/loved-one-with-anxiety/

Eu no quarto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário