O Meio gamer continua apolítico, e precisamos mudar isso.


Embora muita coisa tenha mudado, ainda assim podemos dizer que o meio gamer continua extremamente apolítico, pois para muitos, videogames são "apenas lazer e diversão" e não deveriam serem levados a sério, afinal, "política e ideologia são chatas".

Mas aí que você se engana, amiguinho gamer. Estamos falando de uma indústria BILIONÁRIA, que gera muitos empregos e possui lucros que com certeza ultrapassam PIB's de algumas nações. Então por que colocar o assunto para debaixo do pano? Por que não se importar? A vida já é dura demais? Muito trabalho? Chefe brigando? Queremos só chegar em casa, sentar e jogar um GTA V para dar tiro em geral? Pô, isso é bacana, mas também temos que pensar no espectro maior, que nos influencia e muito como consumidores.

Só apresentando um pequeno histórico, eu possuo um XBOX ONE. Sim, eu sei que é um console longe de "vencer a guerra dos consoles", mas eu escolhi tê-lo por motivos ideológicos. Não tolero a postura da Sony e da Nintendo com seus consumidores. Não me importo com resoluções 4k mega ultra porra louca hd full explosion blast, nem com exclusivos que vendem 2 milhões em poucas semanas. Eu quero serviços dignos, afinal, pago por eles e não ao contrário.

Toda essa introdução serve basicamente para contar o que me aconteceu hoje, que foi um fato chato e que me fez lembrar porque evito participar de grupos de internet. Fui indagado pela razão a qual não tenho um ps4, e respondi: "oras, por motivos políticos e ideológicos.". O fato foi motivo para piadas, deboches e risadas sem graça, obviamente justificadas pelo "foi apenas uma brincadeira", afinal, no Brasil, tudo é "apenas uma brincadeira". Isso é o motivo pelo qual estamos nos ferrando sempre e rindo à toa. 

Optar por não ter um videogame X ou Y é uma escolha pessoal. Eu estudei muito, participei de um processo seletivo concorrido, fui aprovado e ganho meu salário como bolsista, o que já é suficiente para justificar o que escolho ter ou não como console. 

Atualmente a indústria é basicamente dominada pela Sony, com seu Playstation 4. Porém a mesma Sony, que possui os jogos motherfucking awesome, está prejudicando a indústria com suas restrições à serviços  de crossplay e também serviços como save em nuvens, etc. Um dos casos mais discutidos foi do fenômeno cultural FORTNITE, na qual a excelentíssima empresa simplesmente não permitiu que os jogadores que tivessem utilizado o mail pelo ps4 pudessem desvincular suas contas. Isso é uma jogada extremamente desonesta, e mesmo que esteja nos termos de contrato, pode ser sim contestada em instâncias oficiais. 

O crossplay é algo que todos querem, afinal, jogar um jogo multiplayer de xbox junto com seu amigo do pc é algo que já acontece, porém a sony continua com essa política, o que me incomoda e muito, e como consumidor, tenho o direito de protestar sim e não consumir seus produtos. "Oras Rick, mas é só você. Você tá se privando da diversão pelo quê?". Sim, sou apenas uma gota no oceano. Mas como dito no longa Cloud Atlas: "O que é um oceano senão composto por várias gotas?". Se os jogadores se incomodassem e tomassem partido, e SIM isso tem a ver com política e ideologia, as empresas iriam rapidamente botar o rabo entre as pernas e prestar serviços melhores.

A Microsoft está fazendo isso. É uma das empresas que mais foi arrogante no começo da geração e pagou caro. Hoje em dia tem os melhores serviços para quem consume seus jogos. O Gamepass embora não seja uma inovação, agregou um valor imenso a seu produto. Por isso escolhi comprar um Xbox one. Não porque sou um "fanboy caixista", mas sim pelo fato de que como consumidor, tenho o DIREITO de escolher como vou gastar meu dinheiro. Talvez o que falta no Brasil, dentre as muitas coisas, seja entender e respeitar o próximo em relação a isto.

Os jogadores precisam sair desta caixa (desculpem o trocadilho) que se encontram e observarem o mundo. Não podemos mais ficar com "apenas jogo por diversão" ou "ai política é muito chata". Política é o que define o rumo de nossas vidas. Ter posições e ideologias nos torna mais fortes perante obstáculos e discussões que poderão vir a acontecer. 

Não estou dizendo para você não ter um PS4, ou um Switch, ou sei lá, um novo atari. O dinheiro é seu, a escolha é sua. Apenas digo que EU escolhi não compactuar, e sim, claro que morro de vontade de jogar Spider Man e God of War, porém como dizem: "vontade é algo que dá e passa". Eu levo a indústria a sério, pois curto o tema de desenvolvimento de jogos e estudo isso no doutorado. Poranto, para mim, faz sim diferença não ter um ps4 em casa. 

Não sei se você chegou até aqui, mas finalizo com a frase do magistral  Henry Thoreau:
"Então, eu digo: Viole a lei. Deixe que sua vida seja uma contrafricção que pare a máquina. O que eu tenho a fazer é cuidar, de todo modo, para não participar das mazelas que condeno”


Agradeço também ao artigo "Videogames e Política são inseparáveis", do excelente site Overloadr, que me inspirou para escrever o artigo.


Eu no quarto.

Um comentário:

  1. Excelente colocação, embora ainda não tenha um PS4, e tenha sim, ainda vontade de comprar um, também acho extremamente desonesta essa atitude da Sony. Uma atitude hipócrita, pois no inicio do ciclo de vida dessa geração era a empresa que vendia seu console como o mais aberto.

    ResponderExcluir